Vila RPG BR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial Básico para RPG Maker VX

2 participantes

Ir para baixo

Tutorial Básico para RPG Maker VX Empty Tutorial Básico para RPG Maker VX

Mensagem por Nekatso6 Seg Out 17, 2011 9:27 am

Primeiramente,obrigado por visitar essa página, leia para aprender o básico do VX!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
* Perguntas frequentes
* Banco de dados
* Eventos

Perguntas frequentes

P: O que é RPG Maker? E RPG Maker VX?
R: RPG Maker, comumente chamado Tukuru, é uma série de motores de jogos de RPGs eletrônicos, criada pela empresa ASCII e, atualmente desenvolvida pela Enterbrain. O RPG Maker VX é a mais nova versão do RPG Maker anunciada para o computador. Foi lançado oficialmente dia 27 de dezembro de 2007. Segundo a Enterbrain, o novo maker terá uma interface mais simples e mais comandos pré-programados, permitindo que os usuários iniciantes criem seus jogos com maior facilidade.

P: Quanto custa? Posso lucrar alguma coisa? E perder dinheiro?
R: Você pode baixar o RPG Maker VX mais atualizado (versão 1.02) aqui no site da Dungeon Makers. Você pode fazer um jogo pago, um MMORPG com classes VIPs, ou criar um CD e vendê-lo por aí, mas perder dinheiro, só se você quiser.

P: Eu baixei e instalei o RPG Maker VX, mas não está rodando, o que eu faço?
R: Você precisa ter o RTP instalado, RTP é o conjunto de gráficos que precisa para você ter seu RPG Maker VX instalado, lembrando que em alguns casos, quando uma pessoa for jogar seu jogo, ela não precisa ter o RTP instalado, isso veremos adiante.

P: Eu baixei a versão mais atualizada (RPG Maker VX 1.01) e depois disso alguns jogos que baixei aqui no fórum apresentaram erro, o que eu posso fazer?
R: Segundo o Falco, "para solucionar o problema dos jogos, basta copiar o arquivos Scripts.rvdata da pasta System do RPG Maker VX 1.01 e colar na pasta do seu jogo. Depois, abrir o projeto e compilar o demo ou o jogo novamente. Recomendo a todos que atualizem seus projetos e jogos!"

Banco de dados

Para acessar o banco de dados de seu jogo você precisa apenas apertar o F9 de seu teclado. O banco de dados é responsável por todos os itens, habilidades, sistemas, vocabulario... quase todas as configurações existentes. Agora veremos o que há nesse tal de banco de dados.

- Personagens: Acho que nem preciso falar pra que serve essa aba, mas nela você configura todos os personagens jogaveis de seu jogo, assim como seu nível inicial, gráfico, atributos, etc.

- Classes: Você já jogou um jogo de RPG, de preferência MMORPG? Nesses jogos, o personagem tem uma profissão, classe, emprego. Está é uma das principais abas do banco de dados, é nela que você configura os equipamentos, habilidades e etc.

- Habilidades: Nesta aba você criará e configurará as habilidades para cada classe, habilidades de cura, de ataque, etc.

- Itens: Assim como na aba de habilidades essa é uma das mais fáceis de se configurar. Nesta aba, você só precisa criar itens, de preferência poções e antídotos.

- Armas: Assim como a aba de habilidades e itens, é simples de configurá-la, você precisará de tempo e originalidade para criar suas armas. Eu gosto de criar cada arma pra uma classe diferente, em média de 5 para cada classe se o jogo for pequeno, 10 se o jogo for médio e 20 se o jogo for grande.

- Armaduras: Exatamente a mesma coisa que as armas, porém você poderá criar armaduras que dobram a experiencia, para armaduras assim eu recomendo classificá-las como acessórios.

- Inimigos: A primeira coisa a falar é a mais importante, os inimigos criados nesta aba não são os que você luta, você apenas cria os monstros.

- Grupos inimigos: Agora sim! Você configura quantos montros apareceram naquela batalha, pode por até 8 montros, indiferentementes de quais sejam.

- Status: Eu particularmente nem gosto de mexer nesta aba, mas caso você queira mexer nisso a dica que eu vou falar é para criar um status comparando uns aos outros,

- Animações: Geralmente as animações padrões são muito bem-feitas. É meio complicado criar uma nova animãção, porém, a grande vantagem do RPG Maker VX é que você pode usar dois gráficos para criar uma animação.

- Eventos comuns: Infelizmente, hoje em dia poucos usam essa aba, a maioria prefere o mais simples que é o script (veremos mais adiante), esta aba é boa para quem quer fazer um sistema de pular animação, pular, etc. sem querer usar scripts.

- Sistemas: É uma das abas mais fáceis e ao mesmo tempo mais dificeis abas para ser configurada. Aqui tu muda alguns gráficos e principalmente músicas.

- Vocabulário: Algo bom que voltou vou o vocabulário! Aqui tu podes mudar o nome de sua moeda, vocabulário da batalha, etc. são uma infinidade de opções!
Nekatso6
Nekatso6
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 7
Pontuação : 10
Créditos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial Básico para RPG Maker VX Empty Re: Tutorial Básico para RPG Maker VX

Mensagem por joao Seg Out 17, 2011 9:53 am

bem legal , vou aprender muito com vc...+1 creed
joao
joao
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 3
Pontuação : 3
Créditos : 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos